Talvez você não saiba quem seja Rick Riordan ou o filho de Poseidon conhecido como Percy Jackson, mas uma olhada rápida na internet vai te provar que o fã-clube do semideus é enorme e além de fãs arrasta também leitores assíduos e vorazes.
PJ é como Percy Jackson é conhecido nas terras das fanfics e fandoms (os famosos fã-clubes, para ajudar a esclarecer quem nasceu antes dos anos 2000). O universo de deuses, semideuses, monstros e titãs transpostos para o mundo contemporâneo não é único na carreira do autor, mas certamente é o carro-chefe com todo o frenesi que lhe cabe.
Percy Jackson: o semideus mais amado da literatura
O primeiro livro da saga Percy Jackson foi lançado em 2005 nos Estados Unidos, 2008 no Brasil e 2010 em Portugal. Inserido na categoria Juvenil, isto é, apto para crianças e jovens entre dez e quinze anos, a legião de fãs angaria novos leitores a cada ano que passa.
Imagine todo o universo mitológico grego e romano existindo nos anos 2000. Agora acrescente muita ação, vários momentos de humor, um pouquinho de romance, provas de amizade e algumas lições de vida. Imaginou? Essa é a fórmula de sucesso de Percy Jackson que faz com que a história se reinvente e conte hoje com 3 sagas divididas em 15 livros.
Isso porque só estamos falando do universo mitológico grego e romano, mas também existem livros sobre a mitologia nórdica e egípcia, na soma final são mais de 20 livros que compõe o “Riordanverso”, o cosmos literário criado pelo “Tio Rick”, como é conhecido o autor nas redes sociais dos fãs brasileiros.
Nem todas as aventuras apresentam os mesmos personagens, mas o crossover é uma prática comum entre os livros do Riordanverso, talvez por isso qualquer leitor mais apaixonado vá sempre dizer para começar pela história principal e seguir cronologicamente a leitura.
Há quem diga que não, mas a verdade é que as tramas das sagas acabaram por rivalizar e suscitar comparações com a história de um dos bruxos mais famosos dos últimos tempos: Harry Potter. Numa entrevista à Folha em 2010, Riordan comentou sobre as comparações e disse:
“Todos os que escrevem fantasias para jovens adultos são comparados a J.K. Rowling! É o padrão, porque “Harry Potter” é a série de fantasia mais conhecida do mundo. Eu amo a série, e o sucesso de Rowling abriu as portas para muitos, para mim inclusive.
Nossos livros bebem na mesma fonte -a mitologia. A ideia de um garoto que descobre ter poderes especiais e precisa treinar para usá-los contra uma força negra -essa é a história de Percy Jackson e Harry Potter. E é também a história de todos os outros heróis gregos.”
Além de ser muito presente nas redes sociais e lidar com carinho e humor com os seus jovens admiradores, Riordan é também elogiado por incluir diversidade nas suas tramas ao escrever heróis de diversas etnias, culturas e orientações sexuais. Para os leitores que estão entrando na adolescência, poder se reconhecer num personagem e entender que são eles o público para quem aquela história fala tem muito valor. A inclusão, feita de forma leve e natural, como deveria ser também na vida, faz com que as possíveis diferenças não causem estranhamento.
Dois filmes sobre a saga já foram lançados, mas não agradaram nem o autor e nem os fãs que esperavam por mais e criticaram duramente as realizações. Coincidência ou não, o universo Percy Jackson vai ganhar a sua própria série no Disney +, supervisionada em todos os detalhes pelo próprio Riordan.
Conheça os títulos e as suas sagas:
Percy Jackson e os Olimpianos
- O Ladrão de Raios (2005)
- O Mar de Monstros (2006)
- A Maldição do Titã (2007)
- A Batalha do Labirinto (2008)
- O Último Olimpiano (2009)
Os Heróis do Olimpo
- O Herói Perdido (2010)
- O Filho de Netuno (2011)
- A Marca de Atena (2012)
- A Casa de Hades (2013)
- O Sangue do Olimpo (2014)
As Provações de Apolo
- O Oráculo Oculto (2016)
- A Profecia das Sombras (2017)
- O Labirinto de Fogo (2018)
- A Tumba do Tirano (2019)
- A Torre de Nero (2020)